segunda-feira, 25 de outubro de 2010


O projeto Cinema dos Outros
costuma exibir filmes que tratem da diferença cultural

O projeto de extensão Cinema dos Outros começou com a idéia de discutir a diferença através do cinema, colocando o público diante de obras que mostrassem os diversos conflitos motivados pela dificuldade de aceitar modos de vida e visões de mundo distintas das nossas.

Nos últimos dias 12 e 13, no entanto, as lentes do projeto se voltaram não para o distante ou o estrangeiro, mas para nós mesmos. Durante o II Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, no campus VI da UEPB, em Monteiro, o Cinema dos Outros promoveu uma mostra de curtas-metragens paraibanos da última década, com o apoio fundamental da Associação Brasileira de Documentaristas, sessão Paraíba (ABD-PB).

Os alunos e a comunidade tiveram a oportunidade de conhecer filmes feitos em todo o estado, alguns dos quais já fizeram carreira em festivais ao longo do país, como Sweet Karolyne e Amanda e Monique, além de filmes rodados no município de Monteiro, como A canga e Tempo de Ira, ou produções locais, como Cordel - A Memória Popular.

Houve debates com realizadores monteirenses após as sessões. Entre os temas que mais renderam conversa estavam os meios para fazer cinema no Cariri e as imagens do Sertão. Além de exibir filmes de qualidade a mostra nos deu a chance de discutir como nossa realidade é retratada na tela grande, como às vezes nossa própria imagem pode nos parecer estranha ou como podemos encontrar identidade com o que aparentemente seria só diferença.

Ariadne Costa - Professora UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?