segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Segundo podcast Nordestinidade:

Esse é o nosso segundo podcast com música regional nordestina, mas não espere achar aqui "lapada na rachada" e seus semelhantes. Aqui o nosso podcast é dedicada a maioria dos artistas que não aparecem na grande mídia mas são conhecidos nos meios culturais alternativos que buscam a nossa cultura e suas novas tendências nas mais diversas vertentes.

Desde que o mangue beat surgiu em Recife no começo dos anos 90 através de um manifesto de valorização de toda a cultura nordestina, a nossa música nunca mais foi a mesma. A música nordestina estava numa fase em que o jovem não se identificava com ela, tinha vergonha de assumir a sua nordestinidade e através desses jovens articulando esse movimento o "mangue Beat" deu um grande salto surgindo dessa efervescencia cultural grupos como Chico science & Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., Mestre Ambrósio, Devotos e muitos outros. Primando pela estética sonora, discurso panfletário da cultura nordestina, resgate de valores esquecidos e literatura nordestina dos nossos grandes autores.

Chico Science * (Nação Zumbi) e Fred 04 (Mundo Livre S.A) foram os principais mentores desse movimento que despontou como sendo o rock genuinamente brasileiro devido a sua mistura com samba, maracatu, coco de roda e muita literatura nordestina.

* (Chico Science morreu em 1997 em um acidente de carro e tornou-se o grande ícone do movimento)

Dejinha de Monteiro - seu amor é ouro
Cordel do fogo Encantado - Jesus No Xadres
Gonzagão -
Vates e Violas - Dialetos
Mestre Ambrósio - Sêmen
Elba Ramalho - no portão de casa
Osmando Silva - Querendo seu amor
Antônio nóbrega - sambada dos mestres
Cordel do Fogo Encantado - A matadeira
Otto - Lavanda

nordestinidade 02....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?