sábado, 20 de novembro de 2010

O Balaio do Patrimônio

(pra ver album completo clique na foto)

Não tinha como ser diferente, é ter uma boa idéia juntar parcerias e correr atrás do objetivo.Como diz River Douglas: - “A loca é mágica” e Zabé ajuda a manter a áurea do local que encanta a todos que sobem a serra do Tungão por curiosidade de conhecer um pouco da pitoresca história de uma senhora de 85 anos que viveu mais de duas décadas em uma loca de pedra. E a loca serviu de cenário pra juntar toda a diversidade de pensamentos e manifestações do cariri paraibano .

O Iphan deu a idéia e a prefeitura de Monteiro abraçou a causa do Balaio do Patrimônio na loca de Zabé. Arqueologos, historiadores, poetas, declamadores, ativistas culturais, professores e alunos universitários fizeram-se presentes ao evento que teve uma vasta gama de palestras sobre a importância do patrimônio histórico e cultural.

A troca de informações de projetos que vêm dando certo do litoral ao alto Sertão, mostrou claramente o quanto é importante o direito a informação desde a formação de jovens que vão preservar o patrimônio em suas mais diversas vertentes como para os agentes culturais terem acesso aos editais e terem a possibilidade de viabilizarem seus projetos .

Não citarei nomes porque não lembraria todos e deixarei o mural do álbum de fotos pra que todos sejam identificados e colocados seus nomes, e-mails, sites e instituições que representaram.

Apesar do trabalho enorme pra se montar uma estrutura em cima de uma serra o que foi um grande desafio de logística teve-se a impressão de que a grande maioria adorou o evento e ficaram eufóricos com a beleza do local escolhido. Outros ainda virão, mas, esse foi muito especial e ficará marcado na memória de todos que ali estiveram vindo dos mais distantes rincões. No mais deixo registrado que o evento teve representações do Congo, João Pessoa, Areias, Cabaceiras, Aparecida, etc e participantes ainda do Rio Grande do Norte e Pernambuco, além do diretor do IFPB e do diretor da UEPB que também teve professores e alunos prestigiando esse grande encontro.

Compartilho o meu olhar sobre o evento e deixo aqui estampado minha alegria em ter visto esse grande evento no nosso querido Tungão.

“A chuva caiu imriba da serra
Na boca da loca
Molhando as ervas
Medicinais...
E dentro da loca fiquei protegido
Ouvindo a cantiga de um velho grilo
Soltando a fumaça do seu cachimbo
E na panela de barro rapava uma gia...

Loca maloca, lampião se escondia
Loca maloca tesouro escondido
Loca maloca Zabé e seus filhos”

por:Asley Ravel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?