domingo, 10 de abril de 2011









"Cinema Adentro" em Zabelê
Mais uma vez fico impressionado com Zabelê e sua organização na área cultural, o que mostra que eles estão muito a frente de qualquer outra cidade do Cariri paraibano... essa semana estão sendo realizadas oficinas de cinema, mostra e cineclubismo e figuras do cinema paraibano estão na cidade como Liuba, Chico Sales, Lúcio César e um dos mais jovens e promissores cineastas paraibanos o meu amigo Paulo Roberto da pequena cidade de nazarezinho.

Romério Zeferino
revolucionou a cidade de Zabelê com ações de resgate e produção da cultura local, fazendo com que entre outras ações resgatasse do ostracismo o Reisado de Zabelê que estava sendo esquecido. Através de projetos conseguiu cameras, computadores e toda uma estrutura pra produzir documentários e outros registros audiovisuais, além da revelação da Cantora Sandra Belê que tem mostrado seu talento e nos encantado com sua voz.

O GT de cultura de Zabelê tem feito ações que servem de exemplo, embora sejam pouco seguidos, porque cultura ainda é relegado a um segundo plano, embora seja o que mais chame a atenção dos turistas e da grande mídia. Que canal de tv viria de São Paulo ou do Rio pra filmar uma banda de forró???? Mas eles vêm pra visitar uma Zabé da Loca, um lajedo de pai Mateus ou até mesmo um reisado de Zabelê, porque esse é o nosso diferencial, a nossa cara que por aqui passa despercebido e quem vem de fora gosta de apreciar isso e outras tradições que em muitos lugares já estão extintas.

Fotos e Texto:
Asley Ravel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?