terça-feira, 10 de maio de 2011

Livro: pra você leitor do Karabina eu indico esse livro maravilhoso que todo monteirense e interessado em nossa cultura deveria ler e saber um pouco da nossa história que quase ninguém sabe de nada. Ouvi dizer que esse livro será reeditado e lançado em uma versão mais atualizada, mas, de qualquer forma quem tiver acesso a a versão atual leia porque é de uma maestria incrivel, em poucos dias li mais de 350 páginas, infelizmente não tive tempo de terminar de ler e dei ele a um amigo engenheiro de São Paulo.

Asley Ravel


O Guerreiro Togado - Pedro Nunes Filho

GUERREIRO TOGADO é um livro cheio de emoções e cores, a saga de um guerreiro das caatingas que relata fatos históricos ocorridos no Cariri paraibano nos anos de 1911 e 1912. O personagem central deste ensaio é o bacharel Augusto de Santa Cruz Oliveira, formado pela Faculdade de Direito do Recife, em 1895. Augusto envolveu-se na vida política de Alagoa do Monteiro, sua terra natal, fazendo oposição à oligarquia dominante em seu Estado, sob inspiração do movimento das salvações, durante o governo do Presidente Hermes da Fonseca. O livro mostra uma geração austera, de formação granítica, tesouro de virtudes primitivas; mostra também como, aos poucos, a Nova República foi se armando para dar um bote definitivo no poder, quase sem limites, dos velhos coronéis.

O ensaio traz comentários críticos de Frederico Pernambucano de Mello, José Rafael de Menezes, ambos da Academia Pernambucana de Letras, de Linda Lewin, professora do Departamento de História da Universidade de Berkeley, Califórnia, e do poeta e Desembargador em Pernambuco, Manoel Rafael Neto. A capa é do artista plástico Adão Pinheiro.

O livro traz o selo da Editora da Universidade Federal de Pernambuco.

Recife: Editora Universitária, 1997
572 p., 14.5 x 21.0 cm.

Fonte: Jornal de Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?