quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palestra com Pedro Nunes Filho na UEPB






Ontem houve uma palestra imperdivel com o escritor Pedro Nunes Filho com o tema "Colonização do Cariri; a saga dos curraleiros". O autor de livros como o "Guerreiro Togado" e "Cariris Velhos" falou do modo como foram ocupadas as terras do cariri e como o índio acabou sendo expulso e dizimado pelos criadores de gado da época com consentimento da coroa portuguesa e embaixa das barbas da igreja... ele nos falou de como é dificil escrever sobre a história dessa região por não haver registros históricos escritos ficando-se apenas a oralidade. Quando ele pesquisava sobre o livro descobriu uma americana que tem toda a documentação possivel sobre a caatinga, enquanto aqui são raros qualquer registro da nossa história, pra se saber da história de Monteiro tiha que recorrer a jornais da época na cidade de Recife e João Pessoa... o outro convidado da noite era River Douglas que nos mostrou a força e a importância da caatinga, um bioma unico no mundo reconhecido até pela UNESCO.
O mediador e anfitrião foi o professor Otacílio que estimulou a participação da platéia para o enriquecimento de todo o aprendizado.
Pedro Nunes Filho está lançando a nova edição do livro "Guerreiro Togado" e neste sábado haverá um evento na fazenda Areial onde era a fazenda de Augusto Santa Cruz e esse evento marca a comemoração dos 100 anos do ocorrido fato do embate de Santa Cruz e as forças policiais da Paraíba e do Pernambuco.

Asley Ravel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer?