sábado, 25 de maio de 2013

5 Câmeras Quebradas mostra o que Israel cria no outro lado do muro

Esse documentário concorreu ao oscar e mostra a face do povo oprimido na Palestina... pra qualquer pessoa que tenho um pouco de senso de justiça é um dos mais fortes documentários que já assisti... esse será um dos primeiros filmes a ser exibido no nosso cineclube que estamos a começar...
 otimo documentário altamente recomendado:
+
5 Câmeras Quebradas - 5 broken cameras (2011)
+

A fim de tomar dos palestinos a sua terra cada vez menor e mais fragmentada, o Governo de Israel, utiliza-se de práticas desumanas, covardes e mesquinhas. Qualquer manifestação pacífica é alvo de repressões violentas. Soldados fortemente armados com fuzis, veículos blindados, e uma parafernália de equipamentos militares, prendem crianças sem julgamento, instauram o terror nas casas dos cidadãos à noite, atiram contra cinegrafistas e pessoas desarmadas, queimam oliveiras seculares que fizeram parte das famílias palestinas durante inúmeras gerações.o Pior de tudo, é arrancar famílias de suas casas para dar espaço a colonização dos sionistas. (docverdade)

Sinopse: Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense. Com o argumento oficial de proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad, morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras. Fonte: Adoro Cinema


docverdade.blogspot.com.br

 

5 Câmeras Quebradas mostra o que Israel cria no outro lado do muro

Uma definição de documentário: é um gênero cinematográfico de não ficção cujo objetivo é documentar a realidade. O que falta nesta definição? Responder qual realidade o documentário reflete. Essa pergunta é particularmente importante ao tratar do conflito Israel x Palestina, na qual as diferenças nas narrativas dos dois lados sobre a verdade, sobre a realidade, estão na base da violência.
O documentário 5 Câmeras Quebradas (5 Broken Cameras), um dos indicados ao Oscar em 2013, não tem a intenção de problematizar e contextualizar a questão Israel x Palestina. Seu único objetivo é mostrar como a truculência da ocupação israelense afeta a vida dos palestinos que vivem sob ela. E, nesta empreitada, o filme tem um tremendo sucesso. É impossível não se indignar diante da situação à qual os palestinos são submetidos.

 Formam o pano de fundo do documentário as manifestações semanais em Bil’in após o início da construção do chamado Muro da Cisjordânia, em 2005. A barreira de concreto foi idealizada no contexto da Segunda Intifada e, oficialmente, seu objetivo era conter a entrada de militantes palestinos em Israel. O muro cumpriu seu objetivo (atentados em territórios israelense praticamente não existem mais), mas produziu grandes efeitos colaterais.
Um dos mais graves foi o isolamento de milhares de palestinos que trabalhavam em Israel. Outro foi o deliberado roubo de terras palestinas, como ocorreu em Bil’in. O Muro da Cisjordânia está construído ao longo, mas também por dentro, da Linha Verde, a demarcação oficial da separação entre Israel e a Cisjordânia. No caso de Bil’in, terras agricultáveis da vila foram tomadas por Israel como “zona de segurança” para o muro.
Durante anos, os moradores de Bil’in protestaram contra a construção do muro, considerada ilegal pela Justiça internacional, numa jornada que mobilizou ativistas internacionais (entre eles muitos israelenses). Apenas em 2011, após uma decisão da Justiça israelense, a rota do muro foi modificada, devolvendo parte da terra roubada por Israel aos palestinos.

orientemedioemfoco.wordpress.com

 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

III Mostra de Teatro e Dança

Uma realização da UEPB - Núcleo de Cultura Zabé da Loca em parceria com a Prefeitura de Monteiro e apoio do Sebrae. Ontem teve Ballet...













terça-feira, 21 de maio de 2013


Essa é uma criança queimada por fósforo branco, e esse é o número de produtos feitos em Israel, se é feito em Israel tá apoiando todo o massacre na Palestina, então não consuma produtos feitos em Israel...
i








i